O que é a Terapia Sistêmica?
Pela lógica sistêmica, cada sistema social orgânico, carrega suas emoções, seus sistemas de crenças.
Todos nós pertencemos a um grupo, a um sistema, a uma família e este sistema tem uma consciência que ressoa e atua nos membros do grupo, e isso influência todas as áreas da nossa vida.
Como seres orgânicos nos relacionamos para pertencermos a um grupo. Nesta construção, os conflitos fazem parte da vida humana, assim como a busca pela segurança, liberdade, vínculo e fluidez.
Passamos muito tempo, tentando perceber se damos conta, ao invés de viver na nossa potencialidade.
Como mamíferos, temos impresso em nosso sistema nervoso, que para sobrevivermos, temos que pertencer a um grupo, que precisamos ser cuidados, precisamos do outro, e assim nos relacionamos e criamos vínculos.
portanto temos essa necessidade de pertencer.
Com isso desenvolvemos uma simbiose com nossos pais e o sistema familiar de origem.
Como resultado dessa simbiose, carregamos uma herança sistêmica. Quando um cliente chega para atendimento com um sintoma, investigamos as causas daquilo e geralmente chegamos a um episódio impactante e mal resolvido de um ancestral. Você já se sentiu impotente ou insuficiente, inseguro ou procrastinando?
A terapia Sistêmica, pode ajudar você, a alcançar o seu equilíbrio e a desenvolver sua autonomia na vida. Vamos olhar para todos os padrões existentes, compreender, liberar as questões herdadas de gerações anteriores, assim como, no período da infância e gestacional. Como traumas e impressões que estão gravados na sua memória corporal. • Você sai do estado de ameaça, • Você se sente mais segura(o), • Você Voltará a ser racional, • Voltará a ter controle de impulsos, • Aumento de sua autoestima • Desenvolvimento de habilidades para gerenciar sua vida, • Você Irá aumentar a sua produtividade,
com foco e clareza, e assertividade • Você vai perceber as soluções para as questões cotidianas. • Criar condições para você decidir como quer viver, • Encontrar a verdadeira prosperidade e paz,
Os sintomas podem ser mentais: ansiedade, estresse, depressão.
Podem ser físicos: disfunções dos órgãos e vísceras.
Podem ser funcionais e comportamentais: insônia, tiques nervosos, em capacidade de planejamento e execução, inibição, falta de auto cuidado, autossabotagem, relações tóxicas, problemas pra criar laços, se doar demais, se doar de menos. Enfim inúmeros casos.
O ponto aqui é que quando o sintoma está muito interiorizado, significa que ele tem uma origem ancestral. Chamamos isso de trauma sistêmico transgeracional.
Ou seja, uma situação de ameaça vivida por alguém da família, que viveu em outra geração. Mas o trauma transgeracional tem cura. Eles são resíduos de emoções negativas, gerados por eventos significativos, ocorridos no passado de nossa família e que não foram solucionados.
Também ao nos desenvolvermos, aprendemos as estratégias de sobrevivências, carências, sistema de crenças e traumas de todo esse sistema familiar. Além é claro, dos recursos de forças e afeto.
Os traumas afetam a fase adulta
Você sabia que muitas vezes isto está ligado a traumas? E que a química do trauma, fica memorizado no corpo e que ela interfere na forma de atuarmos na vida? Sim, os traumas influenciam profundamente a nossa vida, e muitas vezes de forma inconsciente e por esta razão, nos sentimos limitados, inibidos, paralisados ou reativos.
Deixe te contar uma coisa, a maioria de nós carregamos energias de traumas, situações vividas na infância, ou herdadas dos nossos pais ou antepassados. E em razão disso, trazemos um imprinting parental ou genômico, no nosso sistema nervoso, nos nossos genes, e isso compromete o nosso comportamento, de forma inconsciente.
É na infância que o nosso sistema nervoso está se desenvolvendo, e quanto mais negligência, ausência, violência em fases precoces da vida, principalmente nessa fase inicial da formação do cérebro, no ápice da neuroplasticidade, isto é, a forma como nosso cérebro assimila, a forma que nós percebemos o mundo, que absorvemos os aprendizados, e quanto mais exposição a fatores estressantes, a traumas, ausências, as perdas, isso vai ter um impacto na maneira como o nosso cérebro se estrutura, e é com este conteúdo que nos tornamos adultos, além de uma maior predição, e propensão para o adoecimento mental e futuras doenças na fase mais adulta.
De que forma pode ajudar?
Através do método Nexo, que é um trabalho neurobiológico, e neurocognitivo, promove a construção de um novo caminho, de viver a vida, de se sentir segura o suficiente para transformar seu destino, estando mais disponível e curiosa para expandir o olhar, conhecer e responder especificamente aos impulsos e experiências que o mundo traz, e isso é plasticidade neural. E à medida que criamos repertórios, vias neurais; alternativas se abrem, sendo que os caminhos antigos não irão desaparecer, mas encontrarão um bom lugar, para todos os destinos e histórias difíceis vividas, e ampliando a forma de agir, pensar e agir no mundo. Em um estado de proteção, a sobrevivência é o único objetivo. Em um estado de conexão, é possível ter saúde, crescimento e restauração. Deixar essas memórias traumáticas no passado. Nos colocando em sintonia novamente com a vida na sua plenitude. Do contrário, seguimos com um sentimento de insuficiência diante dos fatos da vida.
Este processo terapêutico sistêmico, utiliza o método Nexo Renascer Sistêmico, criado por Glaucia Paiva, que auxilia na liberação da herança sistêmica do cliente. Através de práticas integrativas, como as estruturas de diferenciação, a constelação familiar transgeracional, biográfica, gestacional, gemelar, a percepção corporal, neurocepção, a focalização, a compreensão da fisiologia do trauma, recursos do psicodrama e da gestalt e a Teoria Polivagal. Auto regulando seu sistema nervoso, ganhando potência e conexão.
Esta porta só você pode abrir!
Toda transformação ocorre através de um processo, não é fácil, mas é possível,
veja quantas coisas boas podem surgir:
• Voltará a ativar a sua comunicação, e fazer melhores decisões,
• Superação de limites, de obstáculos e desafios
• Você Vai diminuir o nível de stress, e aumentar o seu
estado de presença,
• Você Irá aumentar a conexão com as pessoas de forma equilibrada,
• Equilibrar as trocas nas suas relações, com mais leveza;.
• Alcançar resultados que trazem mudanças para suas questões.
• Trazer mais verdade para sua vida e conexão com sua Essência